No âmbito da sensibilização e divulgação dos resultados serão implementadas as seguintes acções:

D.1 – Criar e instalar uma rede de leitores de paisagem de montanha interligada com percursos interpretativos divulgados ou iniciados em estabelecimentos comerciais locais

Resultados esperados: marcar quatro percursos pedestres interpretativos de pequena rota, instalar doze leitores de paisagem e editar quatro folhetos de apoio.

Resultados obtidos:  marcados nove percursos pedestres interpretativos de pequena rota; doze leitores de paisagem colocados ao longo dos percursos; três folhetos de apoio editados (Serra de Arga; Serra de Montemuro; Serra do Alvão).

PRM_3141_br

LP1_3149_br

LP2_3153

Leitor de Paisagem das Portas de Montemuro

LP07 - Mestras de Campo Benfeito jt Rio Balsemão BR

1. Folheto Percursos Interpretativos Serra de Arga -  EXTERIOR_br 1. Folheto Percursos Interpretativos Serra de Arga -  INTERIOR_br

2. Folheto Percursos Serra de Montemuro - EXTERIOR_br 2. Folheto Percursos Serra de Montemuro - INTERIOR_br

3. Folheto Percursos Serra do Alvão - EXTERIOR_br 3. Folheto Percursos Serra do Alvão - INTERIOR

D.2 – Instalação de quatro painéis de divulgação projecto

Resultados esperados: instalar quatro painéis de divulgação do projecto.

Resultados obtidos:  instalados sete painéis de divulgação do projecto (três no SIC Serra de Montemuro e dois nos SIC Serra de Arga e Alvão/Marão).

 

   

 

D.3 – Produção e manutenção da website do projecto

Resultados esperados: produção e manutenção de uma página na internet.

Resultados obtidos: produção e manutenção da página na internet desde Fevereiro de 2011.

D.4 – Produção de um folheto e de uma brochura de divulgação do projecto

Resultados esperados: produzir um folheto genérico sobre o projecto (2.000 exemplares) e uma brochura (1.500 exemplares).

Resultados obtidos: edição de um folheto genérico sobre o projecto (2.000 exemplares) e uma brochura (1.500 exemplares) em Março de 2012; produção de um documentário sobre o projecto concluído em Setembro de 2013.

D.5 – Promoção geral do projecto através de artigos na comunicação social e publicações diversas

Resultados esperados: emitir sete comunicados de imprensa; publicar vinte notícias na imprensa escrita; criar condições para a emissão de três reportagens televisivas; chegar a um público de 10.000 pessoas em cada edição do jornal institucional “Quercus Ambiente“; chegar a uma população de 50.000 pessoas com um artigo num jornal diário.

Resultados obtidos: emitidos cinco comunicados de imprensa; concedida uma entrevista a uma rádio; publicados 14 artigos no jornal “Quercus Ambiente”; publicada uma notícia num jornal de âmbito nacional (Correio da Manhã) e diversas notícias na internet (e.g. versões digitais do Jornal Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias e diversos blogs); emitido o programa “Minuto Verde” (15/10/2013); emitidas reportagens televisivas nos programas “Biosfera” da RTP2 (dia 3/11/2013), “Portugal em Direto” (dia 5/11/2013) e “Bom Dia Portugal” (dia 7/11/2013), ambos da RTP1; referência ao projecto no programa “Biosfera” da RTP2 (6/3/2012); palestra proferida na Escola Superior Agrária de Castelo Branco no dia 16/11/2012 sobre o projecto, no âmbito da unidade curricular de Conservação da Natureza da Licenciatura em Biologia Aplicada; apresentação do projecto no Workshop Biodiversidade de Montanha, organizado pela Associação AGUIARFLORESTA e realizado a 22/3/2013 em Vila Pouca de Aguiar; apresentação de uma comunicação oral no VIII Congresso de Ornitologia da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), realizado a 3/3/2014 em Almada, sobre o HIGRO e os resultados obtidos.

D.6 – Produção do logótipo do projecto

Resultados esperados: produzir o logótipo do projecto.

Resultados obtidos: produção do logótipo do projecto em Dezembro de 2010.

D.7 – Produção de uma exposição interpretativa sobre gestão activa de espaços de montanha, acompanhada por um guião de exploração pedagógica

Resultados esperados: conceber e produzir uma exposição interpretativa e um guião de exploração pedagógica.

Resultados obtidos: exposição interpretativa e guião de exploração concluídos. Esteve patente ao público em 17 locais e recebeu mais de 5.000 visitas.

Exposição sobre conservação de habitats prioritários de montanha

FRENTE Folheto desdobrável HIGRO - BR_VF_br

D.8 – Elaboração do relatório para leigos (Layman report)

Resultados esperados: editar um relatório para leigos (Layman report).

Resultados obtidos: relatório para leigos (Layman report) editado em Junho de 2014.

 D.9 – Produção de artigos científicos

Resultados esperados: produzir, pelo menos, quatro artigos científicos com a interpretação dos dados provenientes da monitorização.

Resultados obtidos: foram submetidos quatro artigos científico para publicação.

D.10 – Promoção de eventos com comunidades locais

Resultados esperados: organizar quatro eventos com as comunidades locais, envolvendo cerca de 300 pessoas.

Resultados obtidos: foram organizados três eventos com as comunidades locais: no SIC Serra de Montemuro a 26/5/2012; no SIC Alvão-Marão a 11/11/2012; e no SIC Serra de Arga a 31/08/2013. Nas três iniciativas participaram cerca de 180 pessoas.

D.11 – Realização de dois workshops para técnicos

Resultados esperados: realizar dois workshops para técnicos, envolvendo 120 participantes.

Resultados obtidos: no dia 30/05/2014 realizou-se um workshop para técnicos no auditório da Santa Casa da Misericórdia Vila Pouca de Aguiar e Baldio de Afonsim (serra do Alvão), envolvendo cerca de 50 participantes.

ProgramaResumos e comunicação sobre pagamento greening e medidas agroambientais nos prados e pastagens

Workshop - proj HIGRO

D.12 – Produção de um caderno de boas práticas

Resultados esperados: editar um caderno de boas práticas.

Resultados obtidos: Caderno boas práticas concluído em Junho de 2014.


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LIFE09 NAT/PT/000043

Projecto:

Com a contribuição do instrumento financeiro LIFE+ da União Europeia

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